Evento: Novembro Azul

01/11/2015 - Novembro Azul

 Câncer de Próstata

 A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão 

muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

 

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. Sua taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

 

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

 

Diabetes

 

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

 

O Dia Mundial do Diabetes é comemorado em 14 de novembro e no dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Ambas as datas usam a cor azul para as campanhas de conscientização. Por isso, novembro é considerado o mês do azul.

 

Junte-se a nós nessa campanha!

 

JUNTOS SOMOS MAIS NA LUTA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA E DIABETES!



 

Central de Atendimento:
(21) 2882-4606
Centro Médico Cirúrgico São Paulo
End: Av Abílio Augusto Távora, 237 - Nova Iguaçu / RJ

Todos os Direitos Reservados | Criação de Sites | Hospedagem de Sites

whatsapp Marque sua consulta.
Top