Densitometria Óssea

 

 

Osteoporose

É a perda anormal da massa óssea. O interior do osso possui poros que aumentam com a doença, tornando-o menos resistente, o que favorece a ocorrência de fraturas, até mesmo espontâneas. As partes mais freqüentemente afetadas são: colo do fêmur, bacia, coluna e punho.

A osteoporose afeta principalmente as mulheres (na proporção de 5 para 1 homem), progride com a idade e está relacionada à perda de hormônios na menopausa.

Em estágio avançado a doença causa:

 

Densitometria

A medida da densidade do osso pode ser feita por um aparelho especial que utiliza Raios X para medir o densidade mineral óssea e comparada com padrões para idade e sexo.

Os objetivos do exame são:

 

Procedimentos

Antes 
O paciente não necessita de preparo especial nem de jejum.

Durante 
O exame demora apenas 15 minutos e é feito nas partes mais críticas da coluna e do colo do fêmur. O paciente deve usar roupa sem nenhum acessório metálico (botões, zíper, fivelas)

Depois 
Vida normal

 

Recomendações

A osteoporose pode ser controlada se a perda óssea for detectada cedo. Como ela surge sem sintomas, o exame deve ser feito por todas as pessoas de meia idade, com periodicidade indicada pelo médico.

 

Pesquisar

 

Evitar

 

Praticar

 

Esclarecimentos

Mesmo quem sofre de osteoporose pode levar uma vida ativa, desde que evite fatores de risco e siga as orientações médicas

 

 

Modo de preparo

.

 

Central de Atendimento:
(21) 2882-4606
Centro Médico Cirúrgico São Paulo - Matriz
End: Av Abílio Augusto Távora, 237 - Nova Iguaçu / RJ
Centro Médico Cirúrgico São Paulo - Filial (CID)
End: Rua Comendador Soares, 236 - Nova Iguaçu / RJ

Todos os Direitos Reservados | Criação de Sites | Hospedagem de Sites

Top