Infecção Urinária

Publicada em: 03/03/2015

A infecção urinária pode acometer pessoas de ambos os sexos, independentemente da idade, porém predomina nas mulheres adultas. É causada por bactérias que contaminam a uretra e que podem atingir a bexiga causando cistite ou, nos casos mais graves, infectam todo o trato urinário e atingem os rins.

As mulheres estão mais propensas a contraírem infecção urinária por terem a uretra mais curta e mais próxima da vagina e do ânus. Por esse motivo, é extremamente importante ter atenção especial à higiene dessa região corporal.

O diagnóstico da infecção urinária se inicia no consultório médico por meio do histórico clínico e da avaliação dos sintomas, entre os quais dor ao urinar, vontade incontrolável de urinar, micções frequentes e com pouco volume, e pode ser confirmado pelo exame de urina que detectará, entre outras alterações, a presença de bactérias. Dependendo da necessidade, o médico poderá também solicitar uma cultura de urina que, na maioria dos casos, identifica a bactéria que está causando a infecção.

Para que a infecção urinária não se torne um problema frequente na vida da mulher algumas atitudes podem ser tomadas visando a prevenção dessa doença, entre as quais o uso de preservativo durante as relações sexuais e os cuidados de higiene.

Distúrbios como o diabetes (apenas no sexo feminino), retenção ou incontinência urinária ou fecal, estreitamento da uretra, cálculos renais ou cateterismo da bexiga (em pacientes hospitalizados) favorecem o aparecimento de infecções urinárias.

Por esse motivo, esses pacientes devem receber acompanhamento médico continuado, visando a evitar que um problema de saúde motive o surgimento de outro.

Se você sentir algum incômodo ao urinar, seja ardência ou dor, ou algum outro sintoma indicativo de infecção urinária, procure imediatamente um médico.
A infecção urinária quando não tratada, pode afetar todo o aparelho urinário, acarretando sérios danos à saúde.

Saiba mais sobre os sintomas, exames e prevenção clicando aqui

 

Central de Atendimento:
(21) 2882-4606
Centro Médico Cirúrgico São Paulo
End: Av Abílio Augusto Távora, 237 - Nova Iguaçu / RJ

Todos os Direitos Reservados | Criação de Sites | Hospedagem de Sites

whatsapp Marque sua consulta.
Top